Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
Ribadave
25 février 2009

O HOMEM (1)

                    O HOMEM

 

     À multidão de mortos e vivos, Montaigne lança um olhar sereno. Depois, referindo-se à natureza humana - esse tecido contraditório de lacunas, fraquezas e virtudes - e pergunta: não foi e é, esta, a condição humana tal como a natureza a criou? E Pascal, a quem a análise das imperfeições humanas levou a conclusões teológicas, responde: a dignidade e a grandeza do homem residem no pensamento!

A força que possuo devo-a a Deus; e penso que a minha ousadia e perseverança em escrever, não é sinónimo de grotesco ou de aberração. Por isso vou continuar a fazê-lo, mesmo reconhecendo que sabedoria ou conhecimento em vez de felicidade me trás lágrimas e desgosto. O princípio da sabedoria é o amor a Deus e a sua máxima é transmiti-la por todos os meios

 

       Quer animalizem o homem quer o idealizem, um certo   numero destas concepções trai manifestamente o carácter de classe que as leva a interpretar tendenciosamente e a adulterar os dados das ciências particulares. Foi assim que da sensacional descoberta de Darwin, confirmada pela antropologia e pela paleontologia, certos autores concluiram pela animalidade do homem, pela supremacia dos instintos e pela vontade de poder.

Publicité
Publicité
Commentaires
Ribadave
Publicité
Publicité